Há uma mentalidade um tanto complicada quando se refere a criar negócios digitais ou atuar digitalmente no Brasil.
Em geral as pessoas tendem a esperar por um resultado mais imediato sobre suas ações digitais.
Ou seja, se elas fazem alguma ação de mkt, elas esperam pela compra imediata e ignoram todos os que não compraram.
Só que o número de pessoas que compram de imediato sempre vai ser pequeno.
Como criar e estruturar um negócio de longo prazo com essa mentalidade?
Não dá. O custo de energia e financeiro é muito alto.
Recentemente eu acompanhei um grande evento online. O autor do evento mencionou que atraiu 350 mil pessoas através de suas campanhas.
Advinha quantas pessoas estavam ao vivo no primeiro dia do evento?
Apenas 49 mil.
É um número imenso? Claro que é.
Mas olha a perda gigantesca de gente pelo caminho…no último dia do evento esse número havia caído para 15 mil.
Enfim, eu acredito que o resultado final dele tenha sido bom por estar jogando o jogo dos grandes números.
Mas e quem não tem um orçamento tão grande quanto o dele?
Pode se dar ao luxo de jogar fora toda essa quantidade de pessoas?
Por isso minha aposta para 2024 (e para os próximos 10 anos) é no relacionamento.
Principalmente o relacionamento por e-mail.
Porque há estatísticas que se alguém se relacionar com você por pelo menos 2 anos, as chances são enormes dela comprar nesse período.
Sem precisar ser aquele vendedor chato que usa gatilhos debil-mentais.
Sem precisar implantar ovos de cuco na mente do seu cliente.
Apenas gerando valor, educando e ajudando a pessoa.
Isso faz sentido pra você?