Vejo muitos empreendedores reclamarem da eficácia de suas ações via e-mail.
Dizem que e-mails já não funcionam, que ninguém lê, que o brasileiro lê pouco.
Mas…talvez o problema seja outro. Sabe por quê?
Ninguém gosta de panfletagem digital.
Ninguém gosta ter um produto sendo empurrado em você.
Ninguém gosta de receber comunicações genéricas e descuidadas.
Ninguém gosta de ser inundado com comunicações sem propósito.
Por isso e-mails não funcionavam em várias operações que eu já dei consultoria.
Agora, se os e-mails enviados geram reflexões e insights.
Se eles geram entretenimento.
Se eles provocam conversas.
Grandes chances são de gerarem vendas pro seu negócio.
Porque não há mais nada poderoso e privativo do que e-mails.
Veja, os e-mails são o verdadeiro protocolo da Internet.
Quando tudo era mato, só existia o e-mail para se comunicar. Os primeiros negócios de Internet surgiram por aqui (inclusive negócios de newsletters).
Infelizmente as pessoas desvirtuaram a utilidade dessa poderosa ferramenta ao longo do tempo.
E agora querem culpar um canal de comunicação tão natural quanto a nossa própria comunicação oral.
Com a queda da distribuição orgânica das redes sociais eu apostaria todas as minhas fichas no relacionamento por e-mail.
Até porque os seguidores não são nossos, nossos perfis podem ser deletados da noite pro dia.
Mas os e-mails, você pode levar sua lista para onde bem entender.
Isso faz sentido pra você?